Desconto de Duplicatas
ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS OU DUPLICATAS pode ser mais uma opção para captar recursos para a sua empresa. O desconto de duplicatas, conhecido também como antecipação de duplicatas, é uma operação financeira de curto prazo destinada a antecipar os valores a receber das vendas à prazo, financiadas através da emissão de duplicatas mercantis ou de serviços, emitidas pela empresa vendedora para os seus clientes. Também conhecido como antecipação de recebíveis, o desconto de duplicatas é uma prática muito comum e amplamente utilizada no nosso sistema financeiro. Muitas empresas fazem uso desta operação com o objetivo de captar recursos para o caixa da empresa. Como gestor financeiro você já se deparou com essa oportunidade de crédito em seu banco. Muitos gerentes ligam para os administradores oferecendo taxas e oportunidades de antecipação de duplicatas. Portanto, se você precisa saber se vale a pena lançar mão dessa modalidade para captar recursos, vamos falar mais um pouco sobre ela.
COMO FUNCIONA? Antes de mais nada, a antecipação de duplicatas é uma operação relativamente simples, onde a empresa cede ao agente financeiro o direito pelo crédito de seus recebíveis. Com isso, o banco antecipa o recurso à empresa cobrando os juros pelo período em que o documento irá vencer. Basicamente, a operação de desconto de duplicatas ocorre quando um banco ou entidade assemelhada compra à vista duplicatas, “descontando” no ato as despesas bancárias/financeiras, IOF e os juros a que tem direito pelo período a transcorrer entre a data do desconto e a data do vencimento das duplicatas. Ocorrendo o não pagamento da duplicada pelo devedor no prazo acordado, fica a empresa que descontou a duplicata obrigada a reembolsar o banco pelo valor do título, acrescido de novos encargos financeiros. Desta forma, enquanto a duplicata não seja quitada, a empresa tem uma obrigação para com o banco. No vencimento da duplicata, quando esta for liquidada em dia, a instituição financeira, ou cessionária, fica com o valor pago pelo sacado. Não ocorrendo o pagamento no prazo acordado em até 2 ou 3 dias após o vencimento, a instituição debita a duplicata na conta da empresa que fez o desconto, cobra novos encargos financeiros da empresa cedente dos títulos pela mora da liquidação e, devolve a duplicata também para o cedente. Assim, concluímos que, as condições dessa operação definem a responsabilidade da empresa que efetuou o desconto (Cedente) pelo pagamento das duplicatas ao banco, caso seu cliente (Sacado) falte ao pagamento no vencimento, ocorrendo na prática, um direito de regresso do título do banco (Cessionária) à empresa originalmente dona do título. CARACTERÍSTICA DO DESCONTO DE DUPLICATA VALOR - é nada mais do que o valor das duplicatas entregues e a capacidade de pagamento do cliente, conforme limite de crédito definido pela instituição financeira. PRAZO - é o prazo de pagamento da duplicata. Quando mais de uma duplicata for entregue, é calculado o prazo médio entre elas para desconto. ENCARGOS - taxa pré-fixada: cobrada antecipadamente sobre o valor das duplicatas) entregues. São elas: IOF: Incidente sobre o valor líquido do desconto (valor das duplicatas, menos taxa de desconto). Taxa de Abertura de Crédito – TAC: cobrada pela instituição para cada contrato, conforme sua tabela de tarifas. Tarifa de cobrança: cobrada pela instituição, por duplicata, conforme sua tabela de tarifas. FORMA DE LIBERAÇÃO - O valor líquido após calculados os descontos é liberado na conta corrente da empresa. FORMA DE PAGAMENTO - Na data de liquidação das duplicatas os valores recebidos amortizam automaticamente o valor do empréstimo. Caso o sacado não efetue o pagamento da duplicata no prazo de vencimento, a instituição financeira cobrará o valor correspondente da empresa emissora com base no direito de regresso. GARANTIAS - a própria duplicata endossada entregue para desconto. Nota Promissória anexa ao borderô de desconto com aval dos sócios ou de terceiros que possam apresentar algum bem. FORMALIZAÇÃO - nesta operação não existe contrato, a própria duplicata é o instrumento contratual, que, uma vez endossada, é anexada a um borderô e entregue à instituição financeira. Fique atento às taxas cobradas, muitas vezes o valor cobrado pelo banco, mais os descontos de impostos incidentes no desconto de duplicatas desvalorizam o valor a ser recebido pela empresa. Como gestor financeiro, cabe a você estudar se essa é a melhor modalidade de obter recursos e capital de giro para a sua empresa. (fonte: intoo.com.br/blog) Peça uma Simulação dessa modalidade de empréstimo aos anunciantes desta página.
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