Avaliação
Avaliação de Empresas / Valuation / Evaluación
1. Para que serve a avaliação de empresas?
2. Qual a importância de avaliar uma empresa ou negócio?
3. Qual o valor justo de uma empresa?
4. Quais são os tipos de metodologias para avaliação de empresas?
5. Por que o modelo FCD é o mais usado para avaliação de empresas?
6. Por que os empresários de sucesso avaliam as suas empresas periodicamente?
1. Para que serve a avaliação de empresas?
A Avaliação de Empresas (Valuation em Inglês) além de ser uma importante ferramenta gerencial, é necessária em diversas situações, tais como:
- Para saber se um investimento é bom;
- Compra e venda de empresas e negócios;
- Dissolução de sociedades, separação conjugal e alteração na estrutura societária;
- Interesse em comprar, vender ou transferir uma participação societária ou cotas;
- Formação de joint venture e expansão dos negócios;
- Benchmark para comparação de empresas de um mesmo setor;
- Reconhecimento do investidor sobre o GoodWill para a amortização de Ágio/Deságio;
- Inserção em planos de negócios para apresentações à: bancos, privaty equity, angels capital, capital semente, investidores, projetos acadêmicos etc;
- Previsão de valorização de um negócio ainda em fase de projeto;
- Controle e monitoramento do desempenho das ações estratégicas adotadas;
- Planejamento Patrimonial de Distribuição de Dividendos (índices de Pay out), etc.
2. Qual a importância de avaliar uma empresa ou negócio?
Queremos deixá-lo ciente do quanto esse cálculo é importante e crescente hoje em dia. Afinal, o que está em jogo é o valor da empresa que você está comprando ou vendendo.
A economia está submetida a leis do mercado, onde cada vez mais tudo se compra e tudo se vende a um ritmo de tal modo acelerado, que as empresas não fogem à regra.
Cada vez mais se ouve falar em Fusões e Aquisições, totais ou parciais, ou simplesmente na compra e venda de empresas, sendo fundamental conhecer o seu Valor para uma melhor negociação entre as partes envolvidas.
O contexto a que estas transações se processam é global, envolvendo cada vez mais vendedores e compradores de diferentes nacionalidades, havendo assim a necessidade das próprias práticas e metodologias de avaliação ser cada vez mais homogêneas e universais.
Contamos com os melhores profissionais do mercado para os serviços de avaliação de empresas (business valuations).
3. Qual o valor justo de uma empresa?
Ao contrário do que muitos podem pensar, o valor justo de uma empresa está diretamente ligado aos benefícios presentes e futuros de caixa que ela pode gerar e não pelos seus bens físicos e quantitativos registrados pela contabilidade. Em outras palavras, o valor justo de uma empresa não pode ser determinado por suas riquezas geradas no passado, mas pelo que ela produz de resultados hoje e no que poderá gerar no futuro (projeções).
4. Quais são os tipos de metodologias para avaliação de empresas?
Existem várias metodologias de avaliação de empresas, porém a mais usada é o modelo FCD -Fluxo de Caixa Descontado (em Inglês, DCF – Discounted Cash Flow). Leia abaixo sobre outras metodologias para Valuation menos usadas:
a) Avaliação de Empresa baseada no Balanço Patrimonial: Modelo do Valor Contábil, Modelo Valor Contábil Ajustado, Modelo Valor de Liquidação e Modelo do Valor Substancial;
b) Avaliação de Empresa baseada na DRE - Demonstração dos Resultados: Modelo do Valor dos Lucros (PER ou P/L), Modelo do Valor dos Dividendos, Modelo dos Múltiplos de Vendas, Outros Modelos de Múltiplos (EBITDA etc.);
c) Avaliação de Empresas baseada no Goodwill (Ágio) - além de considerar os valores contábeis, geralmente estimasse um acréscimo de valor por valores intangíveis que não aparecem no Balanço Patrimonial. Exemplo: procedimentos de trabalho, equipe de trabalho, localização estratégica, compra de um concorrente, carteira de clientes, alianças estratégicas, contratos de longo prazo, liderança etc. Modelos Clássicos, Modelo amplificado da União Européia, Modelo dos Peritos Contábeis Europeus, Método Indireto, Modelo de Compra de Lucros Anuais e Modelo da Taxa de Risco Relativo e de Risco Livre.
d) Avaliação de Empresa baseada no Fluxo de Caixa: Fluxo de Caixa Livre, Equity Cash Flow e Capital Cash Flow. (modelo mais usado para compra e venda de empresas)
e) Avaliação de Empresa baseada na Criação de Valor: Economic Value Added (EVA), outros modelos (CFROI, SVA, AEVA e REVA).
5. Por que o modelo FCD é o mais usado para avaliação de empresas?
Entre os métodos de avaliação de empresas adotados, os mais conhecidos são: Fluxo de Caixa Descontado, Múltiplos de Mercado e Valor Patrimonial. O FDC - fluxo de caixa descontado (em Inglês, DCF – Discounted Cash Flow) é a metodologia mais adequada e utilizada pelo mercado para determinar o valor de uma empresa nos dias de hoje. Os benefícios deste método são diversos, entre eles: o reconhecimento de dados econômicos e financeiros para o cálculo de Valor Presente (VP), cenários econômicos projetados em um ambiente macroeconômico, a captura potencial de benefícios futuros de caixa, a utilização dos fundamentos da empresa e a taxa de risco x retorno adotada pelo mercado, ou seja, a capacidade de mensurar o valor da empresa em si.
6. Por que os empresários de sucesso avaliam as suas empresas periodicamente?
R. Porque os Value Drivers (direcionadores de valores) variam periodicamente e influenciam diretamente no valor da empresa. Saber quanto vale a empresa ajuda o gestor da empresa a agir rapidamente sobre os custos e investimentos planejados, além da avaliação ser mais uma importante ferramenta de tomada de decisões no dia a dia do empresário de sucesso.
(artigo escrito por Robin Ramos Hant - business broker, consultor empresarial, investidor e fundador do portal de negócios brasilempresas.com, - o primeiro portal brasileiro especializado em Intermediação de Compra e Venda Empresas, Consultorias e Avaliação de Empresas.)
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